quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Aneel aprova acesso à internet por meio da rede elétrica


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje o regulamento que permite a utilização da rede de energia elétrica para a transmissão de internet em banda larga. Com o sistema, conhecido como PLC (do inglês, Power Line Communications), as tomadas residenciais passam a ser pontos de rede, quando conectadas a um modem.


A Aneel estabeleceu que o uso dessa tecnologia não poderá comprometer a qualidade do fornecimento de energia elétrica para os consumidores e, se houver necessidade de investimento na rede, o custo será de responsabilidade da empresa de telecomunicações. As redes também poderão ser utilizadas para levar televisão por assinatura aos consumidores.


Segundo o regulamento aprovado hoje, as concessionárias de energia deverão criar uma empresa subsidiária para ofertar o serviço. A agência também prevê que as receitas obtidas pelas concessionárias de energia com o aluguel dos fios para as empresas de internet serão revertidas para a redução de tarifas de eletricidade.

A Aneel garante que o emprego da tecnologia vai permitir novos usos para as redes de distribuição de energia elétrica, sem que haja necessidade de expansão ou adequação da infraestrutura já existente. Segundo a agência, a economia deve representar uma redução de custos para os consumidores.


O acesso à internet banda larga por meio da rede elétrica já tinha sido aprovado pelo conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e foi submetido à consulta pública pela Aneel por 90 dias.


Como explicou Eduardo Kitayama, consultor técnico de vendas da Panasonic Brasil, a empresa colocou três equipamentos em Barreirinhas, em uma biblioteca pública, em um restaurante e em uma loja, onde as conexões estão sendo feitas a uma velocidade de 200 Mbps - hoje as velocidades mais altas no país são a 30 Mbps.

Antes mesmo da regulamentação, algumas concessionárias de energia já realizaram testes da tecnologia em suas regiões. Esse é o caso, por exemplo, de estados como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo.


Essa realmente é uma ótima solução para aqueles lugares onde não tem telefonia ou acesso a internet, já que 99% das residencias tem acesso a eletricidade, a expanção da internet será imensa, se este projeto der certo na prática. A informação chegara até nos pontos mais isolados do território nacional. Bom também para acirrar a concorência neste mercado de tão poucas opções para o consumidor final ou até para aqueles que são obrigados a depender de internet sem a minima infra-estrutura(speed e BrasilTelecom).


Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário